sexta-feira, junho 04, 2004

Eleições, Pontes e vergonha na cara…

António Costa diz «não me surpreenderia mesmo nada se dessem agora a primeira boa notícia aos funcionários públicos em dois anos que era dar a tolerância de ponto no próximo dia 11. Tudo farão para ter abstenção».
Recuando um pouco no tempo, saltamos para 1999, ano de eleições europeias e com o PS no Governo. Em 1999 quando foram as eleições europeias na altura, este senhor estava sentado na cadeira do poder, houve um feriado na quinta-feira anterior às eleições e foi dada ponte à função pública.
Que nojo de gente! Não existe vergonha... mas o que se espera deste senhor, todos se devem lembrar da forma como este ex-Ministro da Justiça reagio aquando da detenção de Paulo Pedroso... este tipo não tem um pingo de vergonha na cara!

Mais, António Costa remata ainda com esta pérola, de que o Governo tentará «tudo fazer para elevar os níveis de abstenção».
Muito bem, umas perguntas... responda quem souber:
- qual a possição dos diversos partidos sobre o alargamento da UE e o seu impacto para Portugal?
- o que pensam eles fazer para minimizar eventuais efeitos negativos em futuras negociações estruturais?
- qual é o entendimento dos diversos partidos, no que respeita à nova Constituição Europeia, a sua relevância, o que mudará para o futuro?
- o que pensam os candidatos sobre o papel da UE no panorama internacional, já que os recentes casos do Iraque e Israel demonstram uma clara fragilidade e incapacidade de se assumir como bloco?
- qual a posição dos partidos sobre a imigração? E a luta contra a criminalidade?
- e em questões de política monetária, o que pensam sobre a inaptidão do BCE em antever e precaver as acções dos EUA e da sua Reserva Federal?

Estas e outras questões EUROPEIAS (acho que estamos a falar de eleições europeias certo... ou será legislativa???), alguém me sabe dizer uma, apenas UMA posição ou afirmação defendida por qualquer um dos candidatos, dos nossos potenciais representantes ao mais alto nível, sobre questões europeias... é que sobre defeitos físicos e o défice público eu já ouvi bastante, mas como penso em votar para o Parlamento Europeu e não para o Mister Beleza Europa 2004, gostaria que me ajudassem. Por favor eu agradeço.

E mais uma questão. Uma sondagem diz que metade dos portugueses não pensa votar nas próximas eleições, isto porque 46,4% acha que as “eleições europeias não lhe diz nada”. Esta opinião fantástica, a razão da sua existência não estará ela na própria classe política... e custa-me bastante escrever a palavra “classe” antes de “política”.

Para quem queira saber mais (ou mesmo alguma) coisita sobre o que vai acontecer no dia 13 de Junho pode passar pelo Dossier especial da TSF sobre as Eleições Europeias 2004.

"Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho; não se
governa nem se deixa governar
!"
(parte de uma carta de um general romano ao seu imperador, quando da
conquista da Península Ibérica pelos romanos, no sécullo III a.c.)

Sem comentários: