sexta-feira, maio 14, 2004

A GALP não para...

Em momentos de crise temos de pensaar simples: a subida do preço de petróleo é irreversível, em questão de médio prazo?

A subida desmesurada do preço do crude causa sérios problemas à economia mundial, já que provoca um perverso efeito dominó em diversos sectores.
O preço do barril de petróleo bateu um novo recorde esta sexta-feira no mercado norte-americano Nymex, atingindo o valar mais elevado desde há 23 anos. Esta subida deve-se ao nervosismo do mercado face ao Médio Oriente e à debilidade das reservas de petróleo nos Estados Unidos (se bem que esta última é bastante discutível...). Na base da subida estão igualmente os receios de que a oferta de gasolina seja insuficiente para fazer face ao aumento da procura previsto para Verão, na zona norte do globo.
No fundo estamos perante o efeito especulativo, bastante interessante, já que o efeito contrário, descida, não ocorre, mesmo perante noticias de um possível aumento da produção a ser deliberada pela OPEP, durante o Fórum Internacional de Energia (passar de 23,5 milhões para 25 milhões de barris/dia).

Existem sempre soluções: - aumento da produção (a própria A.Saudita o solicitou); - colocar as reservas no mercado; - utilizar a capacidade produtiva do Iraque, agora controlada pelos americanos.

Mas para quê preocuparmo-nos... o barril de petróleo custa hoje 41,23 dólares... e o dólar começa a revalorizar-se face ao euro ...
Ah, a questão inicial.... É. E tende a piorar.

Por cá, o Governo anda mais preocupado com o futebol e em legislar... no legislar está a solução!!!
Mas isto não é só más noticias em Maio... Portugal deixou a cauda da União Europeia!!! Em quase todos os indicadores de desenvolvimento, Portugal deu um salto de 10 posições no dia 1 de Maio (quase... porque mesmo assim alguns dos 10 estão à nossa frente em alguns indicadores!!!)

Sem comentários: