quinta-feira, julho 08, 2004

O Primeiro Vírus para telemóvel


A Symantec e a Panda Software identificaram o primeiro vírus de propagação através de telemóveis. Chama-se Cabir e afecta todos os terminais moveis que utilizarem o sistema operativo da Symbian, como é o caso dos smartphones da Siemens, da Sony Ericsson e da Nokia.
Segundo os especialistas, este worm não tem grandes poderes, mas pensa-se que tenha sido criado para mostrar a vulnerabilidade dos equipamentos, como uma espécie de aviso.
Este vírus consiste num ficheiro, Caribe.sis, disfarçado numa aplicação para telemóveis equipado com sistema operativo Symbian e Série 60 da Nokia. No caso de este ficheiro ser instalado, o telemóvel ficará infectado e procurará outros telemóveis para propagar o vírus.
Para tal basta procurar ligações Bluetooth para outros telemóveis que na maior parte das vezes está aberta. Assim sendo, uma pessoa a deslocar-se durante uma tarde no meio da multidão poderá infectar vários milhares de utilizadores.
O insucesso deste vírus depende, acima de tudo, dos utilizadores finais, que podem evitá-lo recusando a transmissão do ficheiro ou a instalação da aplicação.

Sem comentários: