quinta-feira, julho 22, 2004

Internatos

Lembrei-me dos internatos não sei porquê. Talvez por ter andado num que tanto me orgulho de ter lá passado quase metade da minha inteira. Se me fizerem aquela pergunta óbvia de resposta rápida, eu respondo logo "sim, gostei muito de ter lá estado", antes mesmo da pergunta acabar de ser feita. Sim, é verdade. Gostei muito de ter andado numa instituição que alguns serão conhecedores, mas para efeitos de defesa não irei revelar o nome.

É engraçado pensar nas diferenças que existem entre o "lá dentro" e "cá fora". Esqueço-me por vezes que só andei lá dentro (isto soará a muitos a prisão, mas não é) e que não posso julgar os que "cá fora" andaram, mas aí há uns tempos, houve um canal de televisão que fez uma reportagem depreciativa e nojenta, dando uma imagem terrível e cruel de alguns dos internatos do país. Mas nós, mesmo sendo da considerada "raia míuda" e não sabendo tudo o que se passa, mas instintivamente, podemos afirmar que esta raça informativa, para benefício de interesses alheios, é constantemente manipulada mediante as necessidades desses "alheios". O que é certo, é que para o governo estadual sai mais caro suportar os custos destas instituições do que manter aquelas escolas do "tá-se", logo, "vamos informar o país que estas instituições reina o terror e a hecatombe, e aí teremos aos olhos de todos, motivos suficientes para encerrar todas elas, uma por uma", diriam eles em concílio sobre o destino desses mesmos internatos.

Qual é o interesse disto tudo? Eu digo-vos.
Há quem diga muita coisa sobre quem andou em colégios e internatos sem terem lá andado, e vice-versa, sejamos justos, mas uma coisa é certa: mesmo sendo diferente e ter sido um aluno de uma instituição sobre regime de internato, digo-vos que hoje em dia, sinto uma profunda gratidão pelos meus pais por terem pensado num futuro possivelmente mais promissor, pois sei dar valor e utilizar tudo aquilo que me foi ensinado e transmitir aos outros. É claro que nem tudo foi uma romaria, mas a vida é mesmo assim. 

A vós peço-vos para serem justos e pensar que, se para o Estado bem como para os pais desses alunos sai caro mantêr seus filhos nessas instituições, não é com certeza absoluta por serem más. São melhores em alguma ou muita coisa. Mas partam do bom princípio humilde da vida estranha que nada é perfeito. Simplesmente...diferente.

A propósito de perfeição, lembrei-me de uma frase retirada de um filme que é: " Não há homens perfeitos. Existem é intenções que são perfeitas"

   

Sem comentários: