sexta-feira, janeiro 28, 2005





quarta-feira, dezembro 29, 2004

nojo...

Não queria escrever mas... perante milhares de vidas que se perderam, a devastação de vilas e aldeias, entre os que foram e o sofrimento de quem fica... merda! Cabrões de merda! Ouvir ontem à noite uns sorridentes “tugas” que partiam de férias para bangkok, “já aconteceu, já não voltará a acontecer agora” “falei para o hotel está tudo bem”. Como é possível que nos tornemos assim tão idiferentes, tão egoistas, como é possível uma tamanha falta de humanidade.
Uma passagem de ano é uma altura de festejo, mas como é possível que se vá “celebrar” no local onde milhares continuam perdidos no mar, a dar à costa... filhos da puta! O minimo de humanismo pede-se que mudem o local das férias, eu também não vou ficar em casa a chorar. Mas esta falta paga-se e esses Portugueses e outros que vão a caminho do paraíso são suficientemente insensíveis ao ponto de serem inconscientes em relação ao que vão encontrar, ou será que no regresso tragam na bagagem apenas o egoísmo espelhado nas histórias “ Eu vi...” nos frames das máquinas fotográficas.
Na televisão enquanto passavam imagens de devastação, podia-se ler como a Madeira e o Brasil poderão ser alternativas ou “Sismo benéfico para turismo no Algrave “ para logo em seguida passar uma peça sobre o ano turistico algarvio e o que se pode agora esperar de 2005... há que aproveitar a janela de oportunidade, certo? É essa a máxima... os próprios programas informativos mostram uma avidez pelos números, pelo crescer, pelo seu impacto... afinal numeros são numeros, certo? E se acompanhados com uma banda sonora e um “promo”, melhores audiências.
Tudo isto provoca-me raiva, um incontido nojo e asco por esta merda de sociedade que nos tornámos! Filhos da puta!

segunda-feira, dezembro 27, 2004

bom 2005 para todos

"...no matter how cold the winter, there's a springtime ahead
i smile, but who am i kidding?
i'm just walking the miles, every once in a while i'll get a ride
i'm thumbing my way back to heaven thumbing my way back to heaven
i'm thumbing my way back to heaven..."


quinta-feira, dezembro 09, 2004

Código da Estrada… Novo???


Neste cantinho à beira mar plantado, que regista uma das piores taxas de sinistralidade, vergonhosa até, o novo Código da Estrada produz grandes alterações... grandes alterações nas multas e nos seus valores valores. Eu não sou contra (e sou já um cliente da DGV, estou sem carta), eu não sou contra o agravamento das leis, contra o seu endurecimento, o problema é que este código agrava as multas, não as leis. Por isso considero este novo código idiota, idiota por agravar as coimas, mas sem agravar a lei. O novo código da estrada, que deveria ter entrado em vigor em Setembro de 2003, enveredou pelo caminho mais fácil, a ida directa aos bolsos dos portugueses, mesmo que isso custe vidas mesmo ao lado.

Como é possível que o estacionamento indevido seja considerado muito-grave, mas no entanto não foi alterada a lei de forma a premitir apreensão imediata do veículo aquando de condução com efeitos de alcool. Porque permite o novo código da estrada, que um indíviduo que seja "apanhado" com um valor superior a 1,2 g/litro numa noite possa, no dia seguinte, ir a esquadra buscar o seu veículo, enquanto o processo decorre em tribunal.
E as medidas para combater a circulação de veículos sem seguro nas estradas? E as medidas para condenar os atropelamentos seguidos de fuga do condutor?

Uma pesquisa na net e por outros documentos, descobrimos que nos últimos 5 anos apenas foram condenados 11 condutores por atropelamento e consequente fuga e que desses apenas 3 cumpriram pena, ou que no mesmo período apenas 7 condutores ficaram sem carta de condução por comulação de infracções (ultrapassar o número de contra-ordenações que a lei permite).

Terão pensado os legisladores que o melhor caminho para a correcção da triste realidade em que vivemos poderia passar pela educação e não pelo castigo? Será preciso lembrar-lhes que o ideal é começar por prevenir, sempre em primeiro lugar, e só em último caso punir?

O novo Código da Estrada é novo... mas apenas para a carteira. As principais questões continuam na mesma, afinal isso implicaria pensar objectivamente sobre o problema e é sempre mais prático onde está 100 € aumentar um zero e onde está grave acrescentar muito.

terça-feira, dezembro 07, 2004

"ou faz em casa ou então trabalho manual!"

Ora aqui está a mais peculiar medida adoptada numa decisão em tribunal. Um gajo que foi proibido de frequentar casas de alterne e prostituição ou encontrar-se com profissionais do ramo.

Pá, a minha questão é: como é que o tipo justificou à mulher a decisão da juíza? (supondo que é casado, não sei...).

Outra duvida com que fiquei foi, após atenta consulta do CAE, verificar que essas profissões, de alternadeira ou de prostituta, ou mesmo de "salto para a vara", não constam. Ora, se não constam, não são actividades, se não são actividades, não existem. Ora, a questão é, como é que um tribunal proibe um homem de recorrer a serviços profissionais que não existem em locais que não existem, que praticam uma actividade que não existe? Isto existe em direito? Estamos na "Terra do Nunca" e o Procurador é o Peter Pan? Será o Capitão Gancho o advogado de defesa?

Já estou a imaginar hoje o o funcionário a ler a decisão do tribunal sobre o Pinto da Costa... "ao sr. Jorge Nuno Pinto da Costa foi-lhe fixado termo de identidade e residência, bem como proibição de sacar músicas da net, gravar DVD's do clube de vídeo e sodomizar criancinhas"!!!!!!


sexta-feira, dezembro 03, 2004

enganam-se os que pensam o contrário...

O Governo não se encontra em "período de gestão".
Antes pelo contrário...
iniciou funções o novo presidente do ISSS;
a nova direcção do ICN;
um novo presidente da FDTI...
espera-se muita actividade nos próximos dias.


proposição


Há viagens ocasionais e outras providenciais.




e tu, sonhas?


"Era uma noite maravilhosa, uma dessas noites que apenas são possíveis quando somos jovens, amigo leitor. O céu estava tão cheio de estrelas, tão luminoso, que quem erguesse os olhos para ele se veria forçado a perguntar a si mesmo: será possível que sob um céu assim possam viver homens irritados e caprichosos? A própria pergunta é pueril, muito pueril... oxalá o Senhos, amigo leitor, lha possa inspirar muitas vezes!..."

NOITES BRANCAS - Fédor DOSTOIEVSKI

Um livro para sonhadores e não só. O regresso ao transporte colectivo não representa apenas tristeza e infortúnio. Ganhei duas horas por dia, uma de manhã outra à noite, para ler... se bem que o cheiro a perfume da pessoa que se sentou hoje à minha frente me fez lembrar que "estás a cumprir pena ó cabr#%, não é para andares a curtir as viágens!!!"... continuando, voltei a ter fome de livros, sim porque a única altura que tinha para ler era entes de dormir e Sport TV, Lusomundo, FM2005, Commandos3, etc, são tentadores para momento de ócio e prazer solitário (e os tempos de outros prazeres soltiários foram-se tal como os 14 ou 16 anos da altura... eheheh - depravado!!!). Devo confessar que admiro o pessoal que consegue ler antes de dormir e não dormir durante as últimas duas folhas. Eu sempre que lia à noite tinha que reler na seguite... poís o que ficava era nada! Tirando Tolkien e Thomas Harris.
Neste momento estou a devorar Dostoievski, Noites Brancas...

"Novo sonho: nova felicidade! Volta a beber o veneno delicioso e requintado do sonho!"
...
"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida interira de um homem?..."

quinta-feira, dezembro 02, 2004

ou sim ou sopas... que é como quem diz, embrulha ó bife!!

Estou eu no restaurante habitual a almoçar – “ó chefe, é mais uma jola!” – quando dá a grande notícia da estação... a árvore de Natal em Belém, também falaram qualquer coisa sobre o nosso Primeiro, mas eu não apanhei bem poís estava a pedir o bagacinho.

- A maior da Europa pá, não é para todos... nem nos Estates eles têm uma maior! Sim porque nós quando pomos uma coisa na cabeça é em grande.
Não é que o gajo que estava na mesa ao lado solta um “poís...”, mas um daqueles com desdém. Passei-me!
- A MÁIOR da Europa ouviste pá? Maior... com direito a a inauguração oficial e tudo... pá!
- Poís. Coisinhas para que o povo fique contente, no entanto os idosos morrem de frio no inverno e ninguém faz nada.
- A maior da Europa! Engole...
- Sim, no entanto em questões de produtividade o português continua a revelar pouca apetencia e isso obviamente reflecte-se nos níveis de crescimento e desenvolvimento do país...
- Pá deixa-te disso, pá! Fizemos a maior árvore de natal da Europa, queres mais provas de produtividade, pá! Vê se acordas... pá!

Eu já estava completemente passado com este gajo, até pedi mais um bagacito que já me estavam a dar as securas e o tipo vem com conversas de Segurança Social hipotecada e Serviço Nacional de Saúde desajustado... -mudem de mecânico porra!!!- Eu nem queria começar com coisas, porque se falo no desfile de Pais Natais no Porto (pró Guinness World Records), mas o gajo começou lá com merdas e não soube ouvir os argumentos.
Dei-lhe duas galhetas... era vê-lo, concordou logo comigo e até me pagou o almoço.
Um tipo porreiro aquele...

kaput...

Quatro meses depois, o Presidente da República decide dissolver a Assembleia da República, em nome da estabilidade, a mesma que apenas quatro meses antes tinha servido de base exactamente para o oposto.

O que mudou em quatro meses? O que aconteceu em quatro meses para o Presidente decidir finalmente usar o seu poder constitucional? Porque algo teve de mudar e mudar muito, porque quatro meses não chegam para avaliar um governo.

Há quatro meses defendi a manutenção da maioria social-democrata e continuo a considerar que nessa altura era a medida correcta. Santana, apesar de MAU, era melhor que a alternativa.

O PS renovou-se, tem uma nova e reforçada liderança. Socrates vê-se à frente de um partido que sem mexer um dedo conta com metade das intensões de voto nas sondagens. É obra... a obra do PSD/PP. Mas curiosamente, o PS era o único a não querer eleições antecipadas (e muito inteligentemente). Basta observar as movimentações dos socialistas, que sendo oposição, nunca beliscaram muito o Governo para este não cair – deixaram essse trabalho com o Bloco.

O PSD teve em Santana uma presa de si mesmo. E cometeu dois erros fatais:
- Um comandante só será bom na medida da sua capacidade de escolher BONS imediatos. Santana falhou redondamente e cães de fila como Morais Sarmento e Gomes da Silva ganharam demsiado protagonismo (poder) enquanto outros o perderam (alguém se lembra de Arnaut com Santana).
- o show-off semana após semana de Santana era muito perigoso. Ele falava demasiadas vezes, dizia mais do que devia e muito cedo. Os epísodios com o minístro das finanças, em que um dizia que não podiam haver aumentos e o outro aparecia a prometer aumentos para todos... e lá tinha o ministro ter que se desmentir e fazer contas. Santana foi sendo grelhado em fogo lento por (quase) todos os corifeus da política e da comunicação social, mas também foi um dos principais fornecedores de lenha...

O que mudou em quatro meses? Para mim foi simples... Sampaio não queria ver Ferro como 1º. Estavamos a chegar ao prazo limite sobre o qual a sombra presidencial e da dissolução deixariam de assombrar o Governo. E Sampaio estava farto de ver tantas vezes este Governo nas páginas dos jornais por questões que não deviam.
Porém, parece certo e inequívoco um facto - se o Professor Cavaco, não tivesse escrito o que escreveu no último fim de semana, tudo seria diferente. Mesmo tudo.


E agora?

Santana Lopes devia demitir-se. Parece estranho, mas devia o fazer. O Presidente dissolveu a AR, o que na verdade é manter o Governo em funções por agora, mas com um atestado de incompetência. Um minímo de verticalidade a isso obriga e não andar pelas televisões qual bebé chorão a dizer que não concorda e a lamentar-se quem ninguém foi a seu berço fazer festinhas e só dar palmadas... Tiste. Mas ele não vai fazer isso.
Ele agora controla o partido, em todos os seus orgãos... ele vai a eleições, vai perder e terá quatro anos para procurar limpar a imagem.
Porque isto é mesmo assim. Guterres era odiado e agora é nome viável para Presidente. Durão era uma merda e agora até é um tipo porreiro e competente (até é o “presidente da Europa!!!”).

Socrates vai ser 1º... o que é mau.
Socrates é uma outra face de Santana, em postura, na forma de estar e pensar. A Solução deveria vir do próprio PSD (mas isso são sonhos). Para mais, ele nem queria, não para já.
Pese o recato de Sócrates, que veio informar o País que só não pediu publicamente a dissolução da Assembleia a Sampaio para não pressionar (!) o inquilino de Belém, há desde já uma ou outra conclusão a tirar, e uma delas é que as instituições funcionaram mal e divorciadas do mundo real. Ninguém, do sistema, ousou pedir formalmente a dissolução ou sequer lançar uma moção de censura no Parlamento. Ninguém.
Não se pense, porém, que está tudo definido ou que já são tudo favas contadas para Sócrates, porque isso, mais uma vez, é não conhecer o Dr. Lopes e os seus acólitos. Farão tudo, rigorosamente tudo, para lançar a confusão.

Estranhamente quem irá ganhar com isto tudo são os pequenos e nas pontas... PP e Bloco de Esquerda. O Bloco porque se o PS não conseguir chegar aos 50% volta a ganhar o peso que teve na primeira legislatura de Guterres. E mais estranho é o PP, que vai ganhar!!! O PP, ao contrário do PSD, é um partido que pode volta à campanha das feiras e dos beijos às velhinhas, é um partido que pode voltar a ser pequeno, sem nada perder – pois sempre o foram -. Para mais o PP chegou onde não pensava chegar e tirou mais proveito de todos – chegou à máquina do Estado, 1 em cada 3 boys que foi colocado por Durão/Santana/Porta é do PP, nada mal!!! – e tem ainda um trunfo, chama-se Santana e votos que podem fugir do PSD. E tirando a Ferreira Leite, quais os ministros que ficaram um uma imagem (minimante) positiva. Não foi Portas, de facto, quem estourou com esta legislatura; bem ou mal, cultivou com eficácia (quem se lembra hoje de Cardona?) a imagem de que os seus ministros eram mais competentes e trabalhadores que os dos PSD e vai pescar votos a um eleitorado PSD, puro e duro, que não se vai abster, não vai votar branco ou nulo, ou engolir um crocodilo chamado Santana, preferindo votar no PP. Não precisam de ser muitos votos, mas vão ser os suficientes para manter o PP na linha da frente, por mais uns anos.



Para final de super post (fosgasse que o gajo ficou grande) três notas mentais...

O Sampaio até tem sentido de humor... pá o tipo dissolveu a AR na véspera da Restauração da Independência.

Depois do caos Santana, a bandalheira PS.

E se serve de consolação: "A Ucrânia está pior".


Bem haja,

terça-feira, novembro 30, 2004

só faltam 59 dias...


A primeira coisa que um tuga faz quando entrega a carta na DGV é meter-se no carro e conduzir até casa, é à pintas... (ou será à parvo?).


Foi o que fiz... Prevaricador!!! Mas tenho atenuantes... contei com o meu irmão e já devia saber que ficaria "agarrado".
"Tens de ir comigo a Setúbal para depois conduzires até casa"
"OK."
Claro que esta foi a conversa, a realidade foi um pouco diferente, resultando numa subida da tensão arterial e dos níveis de irritabilidade.

No que importa é que já está, agora é aguentar até 28 de Janeiro... aguenta e não chora! E até tenho que ver isto pelo lado positivo, já que foram apenas dois meses e eu estava à espera de mais (seis na verdade).
Por agora, só se for uma destas...

quinta-feira, novembro 25, 2004

a expressão


... este país parece um filme ganha outra dimensão quando os tipos responsáveis pela segurança do Bibi são "Os Ninjas" (um grupo especial de intervenção).

Consta que o Walker, o Ranger do Texas está encarregue do Vale e Azevedo.

quarta-feira, novembro 24, 2004

há dias assim

Este é um daqueles dias em que tudo tem de correr bem... para mais é o dia do ano dedicado ao Santo com o nome mais pintas do catolicismo, Sto. André Dung-Lac!!! Com um nome destes, tem de ser um dia do "cenário".

terça-feira, novembro 23, 2004

momento eterno

"É saudade meu amigo... apenas e só. Saudades."

Simples palavra portuguesa. Nossa, só nossa. Sem tradução para nativos fora da escrita de Camões.

"Oh Captain! My Captain! Our fearful trip is done"

"Não há noutra lingua palavra que descreva este sentimento?"
Sentimento não. Saudade não é um sentimento. É uma forma de estar na vida, uma sôfrega ânsia de um momento passado, um desejo para com a ausência de uma pessoa. O apetitepara a sua presença na nossa vida.
Uma definição apenas possível para o próprio que procura interpretar a sua carência.
Está para lá do fisico... é quimico, está no espirito.
Saudade não é estar separado, é sim estar junto... uma vontade do evento. Uma forma de estar na vida.
Saudade da tua presença quando te vejo sair do carro e o motor continua ligado para me levar para longe. Saudade da tua voz quando pouso o auscultador.

"the trip has weather'd every rack, the prize we sought is won"

Saudade de ter o momento.
Saudade do terno momento.
Saudade do eterno momento.

o Designío escreve-se, os momentos aproximam-nos ao momento onde a saudade brilha. Timoneiro do prémio que se aproxima, sonho.

"the port is near, the bells i hear, the people all exulting"

Com saudade... eterno... teu.

e agora... SOM!!!


Isto de música é por fases. Tenho cd's que vão desde de hip-hop, ragga a gótico, metal-industrial ou mesmo clássico, no meio fica o bem e saudável rock.

Actualmente ando numa "onda" do novo som a lembrar um certo rock britânico dos anos 80's e 90's... Joy Divison, New Order (sem comparações). Puro e simples rock. bateria, baixo, guitarra, voz.
Não sendo um erudito (esse departamento é mais com o meu irmão e os seus grupos "conhecidos" que nunca ouvi falar... especialmente agora que anda na sua fase de compositor!!!), gosto de música e como tal devo falar do que gosto (o gelado de nata com doce d'ovos fica para o próximo post...). Já aqui tinha "postado" sobre os Snow Patrol e Franz Ferdinand, aqui ficam as minhas preferências do momento...


Bloc Party - EP


Interpol - Antics


Stills - Logic Will Break Your Heart


The Strokes - Room on Fire



Onda a abrir! Desatar aos pulos! Acordar a vizinhança! Ah! Como sabe bem...

depois do guarda abél, as hist´rias do túnel estão de volta!

Túnel quentinho
T.A.

O jogo tinha acabado há escassos minutos e o FC Porto acabava de sentir a primeira derrota no Estádio do Dragão e a primeira na SuperLiga. O golo de Cafú, contestado por alegado fora-de-jogo, foi muito criticado pelos portistas e a revolta fez-se sentir no túnel de acesso aos balneários, com os responsáveis da equipa da casa a não calarem a sua revolta com Lucílio Baptista. O relato da contestação foi feito pelo jornalista da Sport TV que esperava no local para a realização da habitual "flash interview".
Jornal O Jogo.

Post By ENRESINADOS


Marcelo, RTP, PT Multimédia e vetos presidenciais


Nos últimos tempos temos assistido a uma hecatombe de acontecimentos que ligam o Governo à comunicação social. Não que seja uma novidade neste país à beira mar plantado, sempre, mas sempre se tirou A para colocar B, se condicionou a política editorial (rádio, televisão e papel), apenas nunca de uma forma tão visivel, mas acima de tudo, de uma forma tão atabalhoada, tão incompetênte.

.
Pode-se até dizer que estamos perante uma verdadeira Regra dos Quatro.

Mesmo assim por cá nem é assim tão mau, Espanha ou Itália podem bem ser exemplos disso. E nem de agora:

«Porque deveríamos aceitar a liberdade de expressão? Porque deveria um Governo permitir que o critiquem? Se ele não aceita que o combatam com armas, porque aceitaria que o fizessem com ideias, que são muito mais letais que as armas?»

Esta frase até tem a sua componente cómica, já que foi dita pelo "mentor" dos mais acérrimos criticos deste Governo, fundador da extinta URSS, Vladimir Lenine.



E já que estou numa de Governo, na RTP on-line...

"Governo admite acção contra Tabaqueira se análises confirmarem pesticida"

Não seria o Estado passivel de estar no banco dos réus, ao lado da Tabaqueira. Como antigo Dono (accionista) dessa empresa, numa altura em que a mesma ocultou informação ciêntifica e técnica sobre o tabaco (base sobre a qual a Philip Morris foi condenada). E já agora, a dealdrina, uma substância potencialmente cancerígena, está proibida em Portugal desde 1974. A pergunta que o Estrado deve fazer não é se vai ou não processar a Tabaqueira, mas sim desde quando se verifica a presença de dealdrina no tabaco vendido por uma empresa por si controla até aos anos 90.


segunda-feira, novembro 22, 2004

para quem tiver tempo ou gosta de cinema


Um filme suberbo com o melhor actor por terras de nuestros hermanos e arredores.



O filme tem uma história lindíssima entre dois pescadores que passavam as segundas-feiras ao sol, vendo a beleza do mar e os barcos a passar, enquanto contavam histórias um ao outro sobre as suas vidas.
Tristemente perfeito.

Anda por estas alturas a passar no Lusomundo Premium.



Pagamento do IMI poderá ser ilegal

Na CTOC, por indicação do grande João, sempre atento :

Milhares de contribuintes já pagaram o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Só que as taxas definidas para o IMI de 2004 foram definidas pelas Assembleias Municipais até Setembro de 2003, numa altura em que o que vigorava era a Contribuição Autárquica.

Só em Novembro desse mesmo ano é que o IMI passou a vigorar, tendo o Estado fixado um intervalo de variação entre os 0,8 e os 1,2 por cento para as taxas a aplicar. Os municípios apressaram-se a escolher, na sua grande maioria, o valor mais alto e a remeter aos seus munícipes as cartas para pagamento. «Estamos em presença de uma cobrança ilegal de imposto», afirmou ao CM, Domingues de Azevedo, presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC).

Aquele responsável adiantou que «a forma de cobrança de imposto não está prevista na Lei, o que é uma razão consagrada pelo Código do Procedimento Tributário, para que os contribuintes possam alegar a nulidade daquele tributo». As taxas de IMI com montantes inferiores a 100 euros deveriam ser pagas até 30 de Abril.
Miguel Alexandre Ganhão

de regresso


Uma semana de férias passa muito rápido...
E porque raio não consigo "postar" em casa, porque raio o Blogger diz que a conta não existe?????
..., mas uma semana é uma semana. pequeno-almoço na cama, ouvir o debate do orçamento na SIC Noticias... genericamente, fazer nenhum.
Nenos guita na conta, mas sofás novos... já só falta o gás!!! eheheh!!!!
Uma carta da DGV e o regresso aos transportes públicos nos próximos dois meses.



E já lá vão SEIS meses, não é mor ;-)